Captura_de_Tela_2020-08-25_às_18.08.21
GRAFITE
Conrado

09

PRIMEIRO DIA

- Como introdução, será apresentada a definição do graffiti por meio de suas manifestações ao longo da história, até seu surgimento tal como conhecemos hoje, inserido na cultura Hip Hop. Os participantes irão conhecer o trabalho autoral de alguns artistas contemporâneos do graffiti, provocando reflexões.

- Noções Básicas de desenho (ponto, linha, forma, esboço).

- Letras de Graffiti (Tag, ThrowUp, Piece e Wildstyle). 

 

SEGUNDO DIA

- Cores (teoria da cor, matiz, saturação, valor).

A figura humana é muito explorada no graffiti e este encontro tem por objetivo analisar os aspectos básicos de sua representação, abordando a anatomia por meio de cânones e esqueletos simplificados. Veremos também um breve apanhado da presença da figura humana ao longo da história da arte, das escolas modernas ao estilo contemporâneo.

- Prática com materiais de graffiti: Será o momento do primeiro contato com os materiais do graffiti. Em local dentro escola, exercitaremos a pintura com rolo, tinta látex e spray, tentando entender a lógica de cada ferramenta).

– Discussão e projeto do painel coletivo.

 

TERCEIRO DIA

- Execução do painel coletivo, em local previamente concedido pela escola. Com a assistência do ministrante cada participante contribuirá da forma que se sentir à vontade, pintando o fundo, preenchendo espaços de cor, contornando, etc. Ao término, haverá um momento de apreciação do trabalho pronto e a oportunidade de encaminhamentos, dúvidas e demandas do grupo. (Aqui, toda a comunidade/escola será convidada a participar – o terceiro dia, está inserido na semana de execução e conclusão do mural sendo estendido de um para cinco dias)

Realização:

Incentivo: